A dúvida de muitas pessoas na hora de trocar a tela de um notebook é saber como identificar corretamente a substituta. Por isso alguns compram telas de forma errada, telas incompatíveis com o aparelho. Nesse post vai aprender como identificar sua tela e economizar na hora da troca. Vamos listar 3 pontos a serem observar para se trocar uma tela de notebook.

Telas originais?
↪ O que precisamos saber é que a maioria das marcas de notebooks não fabricam as telas dos seus aparelhos, apenas LG e Samsung. A fabricação de telas é dominada por fabricantes chinesas, são elas: INNOLUX, CHI-MEI e BOE. Então não importa a marca do notebook, ele vai utilizar uma tela de alguma dessas marcas e por isso não existe a tão falada “tela original”. Podemos dizer que a tela original é aquela que vem de fábrica com o aparelho.

📢 Para trocar a tela de um notebook devemos começar o desmontando.

1️⃣ TAMANHO DA TELA
Com o notebook já desmontado, a primeira coisa a se observar é o Part Number da tela. Ele fica na parte de atrás, na etiqueta. É código de orientação para encontrar a tela. No próprio part number você já vai encontrar o tamanho exato da sua tela. É importante ter a exatidão, pois se o tamanho da tela não for compatível com a carcaça do aparelho, não vai dar certo.

Ex.: No caso de uma tela da fabricante BOE. O código é NT156WHM-N44 – Os primeiros três números indicam o tamanho da tela. Neste exemplo a tela é de 15.6 polegadas.

2️⃣ESPESSURA: GROSSA OU SLIM
O segundo passo é saber a espessura da tela. Se ela é Slim ou Grossa, isso é importante porque a posição do cabo flat vai ser diferente e se não for compatível não vai funcionar. Outra ponto é que a fixação da tela Slim também é diferente, por ela ser mais fina.

3️⃣ PINOS
O terceiro passo para identificar sua tela é saber se ela tem 30 ou 4o pinos. Uma boa dica para seguir é que toda tela grossa, sendo de LED, é de 40 pinos. Já a tela Slim pode ser de 30 e também de 40 pinos. Para definir isso basta observar o conector do cabo flat, se a tela for de 30 pinos o conector vai ter 2cm de largura e se ela tiver 40 pinos o conector vai ter 2,5cm.

Esses são pontos cruciais a serem observados na hora de se trocar uma tela. Seguindo esses passos você vai evitar comprar uma tela que não seja compatível com o seu aparelho e economizar tempo também.

E aí, sabia dessas dicas?
✅ Compartilhe!