O ano de 2022  promete muito para o mundo da #tecnologia. E nesse post vamos destacar as oito (8) inovações que vão movimentar mercado da tecnologia neste novo ano. 👨‍💻

Realidade Aumentada, Realidade Virtual, metaverso, microvídeos, e-sports e voz estão entre os grandes temas para o próximo ano.

As marcas, empregadores e usuários mais inteligentes navegarão por 2022 usando a mentalidade do “digital em primeiro lugar”, com foco no monitoramento e na ativação destas tendências.

 

◼ Confira abaixo essas Inovações: ⤵

1️⃣ Realidade Aumentada e Realidade Virtual

– Essas eram tendências crescentes antes da pandemia, mas a quarentena, o trabalho remoto e a vida pré e pós-pandemia aceleraram seu desenvolvimento. A controladora da maior rede social do mundo, o Facebook, mudou recentemente seu nome para Meta. É uma abreviação de metaverso, um mundo virtual onde as pessoas convivem socialmente.

2️⃣ Buscas por Voz

– Os alto-falantes inteligentes cresceram de forma recorde em 2020. E as buscas por voz devem continuar crescendo nos próximos anos, isso porquê elas são fáceis e liberam as mãos. A facilidades que elas oferecem faz com que a maioria dos consumidores prefiram utilizá-las.

3️⃣ Pagamento Digital

– Quanto mais tempo os usuários passam no digital, mais dinheiro eles gastam no digital. Os pagamentos de pessoa a pessoa já apresentavam um crescimento promissor antes da pandemia. Em 2020, o volume de pagamentos do PayPal atingiu um crescimento recorde de 31%, e isso não diminuirá tão cedo. A empresa previu um aumento semelhante, de cerca de 30%, em 2021. E não é apenas o PayPal: os pagamentos e as mídias sociais continuam convergindo por meio do surgimento de outras plataformas.

4️⃣ Marketing de Nanoinfluenciadores

– Os nanoinfluenciadores são aqueles que possuem menos de 5 mil seguidores nas redes sociais, porém estudos mostram que eles geram a maior taxa de engajamento. Depois os mais engajados são os microinfluenciadores, usuários com 5 mil a 20 mil seguidores. Na verdade, os usuários com mais de 1 milhão de seguidores geram a menor taxa de engajamento. Ao final de 2021 o marketing de influenciadores chegou a US$ 13,8 bilhões.

5️⃣ Microvídeos

– Durante a pandemia O TikTok teve uma ampla cobertura. No primeiro trimestre de 2020, a plataforma teve mais downloads em um trimestre do que qualquer aplicativo em toda a história. Porém, a maioria dos usuários concordam que o Reels é muito semelhante ao TikTok. O Reels também tem 22% a mais de engajamento do que os conteúdos de vídeo comuns. Outro exemplo de formato de microvídeo que deve crescer, é o YouTube Shorts, uma experiência de vídeo curta lançada pelo Google em 2020. As marcas que tirarem proveito dessa tendência dos microvídeos – um formato aparentemente preferido pelos algoritmos – vencerão em 2022.

6️⃣ Esportes Eletrônicos (eSports)

– No final deste ano (2021) o público mundial de eSports chegou a 474 milhões de usuários, e o faturamento a quase US$ 1,1 bilhão. Os eSports estão em alta, mas ainda se encontram em seu estágio inicial, o que representa uma ótima oportunidade para quem os entender bem. Com a mudança das regulamentações dos eventos esportivos presenciais e lugares de grande porte relacionadas à pandemia, 2022 poderá ser o ano em que os eSports e os respectivos patrocínios vão ganhar popularidade.

7️⃣ Regulamento de Privacidade

– O uso de cookies de terceiros é o que não vai crescer em 2022. Este ano, o Google anunciou que o Chrome desativará o suporte a cookies de terceiros até 2023. A Apple lançou um pop-up nos iPhones que pede permissão aos usuários para serem rastreados por aplicativos, e o Facebook anunciou que seus engenheiros estão trabalhando em uma solução alternativa para veicular anúncios pertinentes aos usuários sem utilizar dados pessoais. Com a implementação dessas novas restrições de privacidade pelas grandes empresas de tecnologia, mais plataformas e regulamentos devem seguir o exemplo, e isso pode representar fortes limitações para os anunciantes.

8️⃣ O Metaverso Além do Facebook

– O metaverso não é um conceito novo, nem é exclusivo do Facebook. Em março, a Microsoft anunciou a Mesh, uma nova plataforma de realidade mista que permite que pessoas em lugares diferentes colaborem e compartilhem experiências holográficas em diversos aparelhos. As tendências da realidade virtual e da realidade aumentada vão além das grandes empresas de tecnologia. Marcas de consumo como Sephora e Warby Parker adotaram a realidade aumentada anos atrás para tornar as compras online mais experienciais e eficientes. No entanto, a grande aposta do Facebook no metaverso dá a este um novo peso e impulso.

✅ E aí, qual dessas Inovações mais te surpreende pra 2022?
Compartilhe! 😉