Já viu alguém confundido HD com memória RAM? 🤔

Nós arriscamos dizer que é a maior confusão que os clientes fazem, por isso criamos uma analogia para acabar com essa dúvida de uma vez por todas!

Antes de qualquer coisa, vamos definir o que é o HD e a Memória RAM: ⤵
◾ HD – Hard Disk;
◾ Memória RAM – Memória de Acesso Aleatório;

⚠ Vale destacar que hoje é muito comum que HD seja substituído pelo SSD, a função deles é a mesma. O que muda de um para o outro é tecnologia que eles utilizam para realizar o armazenamento.

É importante saber que não é possível que a MEMÓRIA fique cheia, pois a função dela não é armazenar os arquivos. Na verdade a MEMÓRIA utiliza apenas os arquivos que estão sendo necessários no momento.

O responsável pelo armazenamento é o HD, é nele ficam guardados todos os arquivos e programas, como o Sistema Operacional, Google Chrome, Word, Excel e por aí vai. Então quando nos falta espaço não é a MEMÓRIA que está cheia e sim o HD.

O que pode acontecer acontecer com a MEMÓRIA é que você pode estar precisando utilizar muitas coisas ao mesmo tempo (ou seja, abrir muitos arquivos e programas) e a MEMÓRIA não esteja dando conta disso tudo.

✅ ANALOGIA: ⤵

Imagine que o seu HD seja seu armário, onde estão guardadas todas as suas coisas (armazenadas). E a sua MEMÓRIA RAM é a mesa de trabalho, onde estão as coisas que você utiliza conforme a necessidade de cada trabalho. Então de acordo com a demanda você vai até ao seu armário pegar e também guardar algumas coisas que estavam em sua mesa.

Com esta analogia nós compreendemos que a MEMÓRIA RAM é utilizada apenas por um momento e o HD é onde tudo fica armazenado. O HD pode ficar cheio, já a MEMÓRIA não.

✅ Logo se o PC ou Notebook está lento e travando, o problema não é o espaço no HD e sim a MEMÓRIA RAM que não está dando conta de realizar tantas ações ao mesmo tempo.

E aí, já sabia diferenciar o HD e a MEMÓRIA RAM?
Compartilhe com quem precisa se livrar desta confusão! 😉